Be on Press
  • Home
  • Blog
  • Assessoria de Imprensa
  • Serviços
  • Sobre a BeonPress
  • Contato

CINCO FATORES QUE AMPLIAM AS CHANCES DA SUA MARCA SER NOTÍCIA

30/1/2018

Comentários

 
Imagem
Comunicar da forma correta o produto ou serviço é vital para o sucesso do negócio. Gosto, particularmente, de uma citação de Edson Vaz Musa, no livro Portas Abertas, que diz que “a comunicação não é útil, é indispensável; não é despesa, é investimento; é um processo permanente”.

São vários aspectos da comunicação que precisam de atenção e um deles é de que forma a marca está buscando autoridade no diálogo com seu público. Um dos meios que contribuem para conquistar visibilidade é fazer com que o que você vende chegue positivamente à imprensa.

Participar do conteúdo editorial dos veículos – e aqui não considero os espaços pagos, os chamados informes publicitários – tem se tornado um desafio cada vez maior. Primeiro pela característica natural do meio e o dinamismo das redações, cada vez mais enxutas, sem contar a “enxurrada” de releases diários que os jornalistas recebem com a proliferação das assessorias.

Além disso, é preciso “falar a língua” do jornalista, conhecer as características do veículo, escolher a editoria certa conforme o assunto a ser divulgado e saber para quem direcionar o conteúdo e como.

Mesmo depois de todos esses passos, como a decisão da publicação deve partir do interesse do próprio veículo, é importante que o assunto seja “noticiável” e relevante para o público com quem o veículo conversa.

Alguns fatores que ampliam a possibilidade de um produto ou serviço ser notícia:
  • Necessidade – o que a marca divulga precisa ser uma necessidade para o público com quem ela quer conversar. Ao identificar a necessidade, fica mais simples escolher o canal adequado para a divulgação. Exemplo: o lançamento de um novo suplemento alimentar tem mais relevância para canais ligados à saúde e à qualidade de vida.
  •  Contextos favoráveis – um “gancho” forte sempre ajuda, como datas especiais, por exemplo. Programar o lançamento do suplemento no Dia Mundial da Alimentação pode ampliar suas chances de publicação.
  •  Diferenciação ou ineditismo – encontrar e destacar para a imprensa um ou mais pontos fortes ou aspectos que diferenciem o produto ou serviço, ainda que ele não seja único no mercado. Por exemplo: um “coach de vida plena” pode chamar mais atenção que um coach de saúde, mesmo que o serviço seja o mesmo.
  •  Boa imagem para ilustrar – dicas de pauta sobre produtos precisam conter ao menos uma boa imagem, de preferência bem produzida, sobre o produto a ser destacado. Quando se trata de um serviço, geralmente usamos uma foto do porta-voz, também preferencialmente bem produzida. Cuidado com arquivos grandes ou excessivos, para não sobrecarregar o e-mail do jornalista – separe, no máximo, três opções de imagens sobre produtos ou uma opção de foto do porta-voz; os arquivos devem ter até 500kb cada.
  •  Porta-voz bem treinado e disponível – não adianta todo o esforço de divulgação se o porta-voz da marca não estiver munido de informações e disponível para atender ao pedido de entrevista do jornalista. É aconselhável, inclusive, um bate-papo prévio com sua assessoria de imprensa antes de cada agendamento, ela irá conduzir o processo e o ajudará no acompanhamento dos resultados.

Vamos falar mais disso? Se você quiser aprender como alavancar seus negócios com o auxílio da imprensa, eu posso te ajudar.  Siga o Blog, curta a minha fanpage e inscreva-se no meu canal no Youtube para acompanhar os próximos conteúdos.

Vamos juntos?
#GoBeyond  #BeOnPress

​Por Camila Barini


Comentários

O que é um release e o que ele pode fazer pela sua empresa?

16/1/2018

Comentários

 
Imagem
Certa vez, atendi uma empresária que havia se especializado em sensualidade e já conseguia uma ótima audiência com suas técnicas, cursos e palestras sobre o tema. Ela queria expandir sua atuação, até então muito restrita à região sul do país, e decidiu investir em estratégias de assessoria de imprensa.
Durante um bate-papo para entender melhor o seu mercado, ela me contou que as alunas a chamavam de “sex teacher”. Era o auge dos profissionais “personal” no país – havia personal para tudo, mais ou menos como os nossos coaches de hoje – e aquele comentário foi a sacada para lançarmos na imprensa “a primeira sex personal trainer do Brasil”!
Preparamos as dicas de pauta e foi um sucesso: publicações em diversos veículos de grande imprensa e programas de TV em rede nacional a ajudaram a conquistar a autoridade que ela precisava e ampliar sua agenda de cursos para outras regiões do país.
Casos como esse fazem parte da nossa rotina, mas, muitas vezes, falar sobre o poder da comunicação com a imprensa não é tão óbvio assim para os gestores que nunca tiveram experiência com a divulgação dos seus diferenciais via assessoria de imprensa.
O processo é bastante diferente da publicidade convencional que, geralmente, é a primeira estratégia adotada pelas empresas que pensam em divulgação. A divulgação para a imprensa depende da construção de um conteúdo jornalístico que cita o seu produto, serviço ou marca, e da oferta desse conteúdo para jornalistas selecionados. Eles analisam a sugestão e, se for aprovada, pode tornar-se uma matéria, uma reportagem, uma entrevista.
Este conteúdo, estrategicamente produzido, é o que chamamos de release – ou press-release: ele é a ferramenta por meio da qual o empreendedor, gestor ou porta-voz da empresa comunicam-se com os jornalistas. Um release bem produzido, com estratégia adequada de divulgação, pode auxiliar o jornalista na condução de uma matéria que agregue alto valor para sua marca.
Conheça como é o processo de produção e divulgação de um release na assessoria de imprensa:
  1. O assessor capta as informações que deverão ser divulgadas mediante uma entrevista com o porta-voz da empresa e, eventualmente, complementa com pesquisa de dados externos;
  2. Com base nas informações captadas e na intenção da divulgação, é feita uma análise dos veículos e editorias mais estratégicos para oferecer o conteúdo, bem como do tom e do estilo das matérias publicadas por estes veículos;
  3. Em posse das informações fornecidas pelo porta-voz e do resultado da análise, o assessor elabora o press-release em formato e linguagem apropriada ao veículo que receberá a dica de pauta;
  4. Após aprovação do porta-voz, é feito o contato com o repórter ou com o editor responsável pela editoria selecionada;
  5. A assessoria acompanha a análise e a aprovação do material por parte do veículo. Se aprovado, o assessor intermedia eventual solicitação de entrevista e garante que o jornalista receba todos os dados e complementos necessários;
  6. Por fim, a assessoria acompanha a clipagem da notícia (verifica e sinaliza a empresa a respeito da publicação).
A credibilidade gerada pela publicação de uma matéria citando sua empresa, produto ou serviço é bem diferente da credibilidade gerada por anúncios, já que o conteúdo das notícias não é assinado pela empresa, mas chancelado pelo veículo. E a conquista da autoridade que a sua marca precisa para ser destaque no seu mercado de atuação vem, também, da estratégia adotada para a comunicação com a imprensa.
Afinal, quem não é visto, não é lembrado.
#GoBeyond #BeonPress

​Por Camila Barini

Comentários

SIMPLES OU FÁCIL? PODE SER OS DOIS

2/1/2018

Comentários

 
Escrever sobre aquilo que você faz há pouco mais de 16 anos é simples e parece tarefa fácil. Mas existe uma linha tênue entre o simples e o fácil. Ainda mais quando se trata de um assunto tão amplo, mas ao mesmo tempo ainda tão desconhecido por muitos empreendedores e gestores de pequenas empresas.

A assessoria de imprensa entrou na minha vida quando eu ainda cursava o segundo ano da faculdade de comunicação e estávamos naquele dilema sobre o que escolher: jornalismo, publicidade ou rádio e TV? Naquela época os cursos seguiam o mesmo currículo nos dois primeiros anos e a opção mesmo se dava a partir do terceiro.

Minha experiência no mercado corporativo, com 19 anos, se resumia basicamente nos dois anos que atuei numa agência de turismo de médio porte – que, aliás, tornou-se depois uma das maiores do país. Eu tinha uma paixão por desenhos, o que me levou à formação técnica em publicidade no ensino médio, e sempre gostei de escrever.
​
Eu confesso que praticamente já havia decidido por publicidade até que a oportunidade de conhecer o que fazia uma assessoria de imprensa – na época em que ainda se enviavam dicas de pauta por fax! – me fez abraçar o jornalismo.

Mas o que, enfim, é assessoria de imprensa e como ela de fato pode ajudar a sua empresa? Como funciona a rotina do contato com os jornalistas? Como as novidades da sua empresa podem chegar até eles e torná-la fonte para matérias e entrevistas e qual o impacto que isso pode trazer aos seus negócios? Será que este é somente um privilégio das grandes empresas ou será que mesmo startups e empreendedores que estão começando já podem pôr em prática estratégias de comunicação com a imprensa?

São estas e outras dúvidas que pretendo responder aqui no blog, nesta nova fase “educadora” da minha jornada. Quero poder sanar suas dúvidas, mostrar de que forma o seu negócio pode ganhar potencial para estar na mídia, quero poder contribuir com conteúdo que ensine o passo a passo de como você mesmo pode estar à frente da divulgação estratégica da sua marca.

Sim, mostrar como VOCÊ pode. Mas lembre-se que o possível não é necessariamente o fácil. Aliás a facilidade geralmente não é característica dos grandes negócios. Mas asseguro que será simples – e o simples, quando bem feito e com consistência, torna-se fácil.

Espero que você goste da proposta e já faço um convite: curta e acompanhe nossas redes sociais, inscreva-se no blog para receber minhas atualizações e interaja comigo, enviando suas dúvidas, sugestões, críticas ou até mesmo um “oi” de vez em quando, pra eu saber que você continua por aí! 
​
Então… vamos juntos?

#GoBeyond #BeonPress
A gente se fala!
Comentários

    Autor

    Camila Barini. Jornalista, empreendedora e assessora de imprensa especializada em Live Marketing, traz conteúdos relevantes para você aprender como usar esta ferramenta da comunicação - Assessoria de Imprensa, a seu favor.

    View my profile on LinkedIn

    Histórico

    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018


    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Home
  • Blog
  • Assessoria de Imprensa
  • Serviços
  • Sobre a BeonPress
  • Contato